sexta-feira, 4 de setembro de 2009

CRF230-Amelhor moto nacional para trilha.




Pelo menos essa á a opinião de vocês que acompanham o site e de mim que também votou na enquete.Foram números muito próximos ao longo dos dias, mostrando que a disputa foi bem equilibrada.
Pessoalmente falando,eu tenho uma Crf e a considero uma formidável moto.Reuni informação sobre ela no site crf230 e o site MotoX.

Pois bem!A CRF 230F é a primeira Honda brasileira 100% off-road de fábrica e foi lançada no Brasil no segundo semestre de 2006.Seu design é inspirado no conceito Honda "CRF" das versões importadas. A moto é fabricada em Manaus há mais de três anos e era destinada exclusivamente aos mercados norte-americano e europeu.A chegada do modelo ao nosso mercado atende a uma antiga reivindicação da nação off-road brasileira que não tinha uma opção genuína, a não ser os modelos importados e caríssimos.

A solução para a maioria foi depenar e preparar a velha conhecida Tornado que rapidamente se tornou a rainha das trilhas tupiniquins. Embora a Tornado com algumas modificações cumpra um papel razoável na trilha, deixa um pouco a desejar do que seria o ideal.
A versão brasileira é diferente da versão vendida nos Estados Unidos basicamente pelo farol dianteiro. A versão européia tem além do farol, lanterna traseira, piscas podendo ser até ser emplacada. Na Europa o modelo recebe também o freio a disco traseiro.

Infelizmente ficamos com versão mais simples.A Crf230 brasileira vem apenas com o farol, e mais nada. Nem mesmo a lanterna traseira. A moto não dispõe de velocímetro nem hodômetro. Quem for pensar em participar de enduros planilhados vai ter que adaptar um ciclocomputador em sua moto.Não sabe como? Veja aqui a matéria completa!
O design é mais um dos pontos fortes da moto. Inspirado na linha de competição o visual é agradável e dá mais porte à CRF230. O acabamento dispensa comentários.
Apesar da falta do painel a moto tem a chave de contato da ignição, compacta e emborrachada como medida de segurança. A partida é elétrica e nem mesmo há o pedal de partida. A Honda confia que a bateria não vai te deixar na mão quando o motor apagar naquele atoleiro(esperamos que não!) O motor 4 tempos refrigerado a ar de 223cc e cabeçote com duas válvulas com certeza não é uma referência em termos de potência bruta, mas foi desenhado para prover um bom torque em baixas rotações e ao longo do tempo deve confirmar as expectativas de quem duvidar o contrário.Você poderá passar por um obstáculo mesmo em marcha alta e a moto irá lhe responder com um torque vigoroso.O câmbio é de 6 marchas.



Na traseira o mono amortecedor “pro-link” com regulagem da mola proporciona 230mm de curso e é acompanhado de uma bela balança em alumínio. Nenhuma das suspensões apresenta os famosos "clicks" de regulagem hidráulica. As rodas vêm calçadas com pneus Pirelli MT320 de comprovada eficácia em piso
intermediário. O freio dianteiro a disco tem os mesmos 240 mm de diâmetro dos discos da Tornado, mas a bomba e pinça são diferentes. Atrás quem trabalha duro é o freio a tambor de 110mm.Os aros são DID japoneses de alumínio bem resistentes.
A ponteira de escapamento feita em aço apresenta um ronco agressivo, mas não é alto o suficiente para incomodar nem mesmo os ouvidos mais sensíveis.
A motocicleta é bem estreita e o piloto tem total liberdade de movimentos. A posição do guidão privilegia os pilotos de menor estatura.O suporte na mesa é um pouco recuado o que deixou os pilotos com estatura da média para cima um pouco encolhidos na moto.


O guidão de ferro original tem também as pontas um pouco fechadas. Uma boa providência seria a instalação de um modelo de alumínio com um desenho mais agressivo.

O motor com boa força em baixas rotações facilita em muito as saídas em curvas travadas e barrancos e deixa a moto boa de tocar. Com o torque máximo a 6500 rpm e potência máxima a 8000 rpm se mostrou muito elástico em baixas e médias rotações. Antes de encontrar seu limite em alta é preciso usar o câmbio de seis marchas bem escalonado e com engates precisos.
O freio dianteiro atende às expectativas mostrando uma excelente precisão.
O tambor traseiro não é tão bom assim mas dá conta do recado além do que o potente freio motor ajuda muito nas freadas mantendo a moto sempre equilibrada.

Conclusão: a CRF230 é uma ótima moto de se pilotar alem de ser muito divertida.Ela tem todas as reações bem previsíveis e aceita muito bem as barberagens do piloto.Quando a dianteira escorrega na entrada da curva é fácil corrigir. Quando sai de traseira é de forma suave e controlável. Tudo contribui para a confiança do piloto que passa a abusar mais e mais sem perder o domínio da situação. O bom equilíbrio do conjunto é o responsável por isso, já que a ciclística suporta com sobras o desempenho da moto.
Na minha opinião se você pensa em adquirir uma moto boa para a prática do fora-de-estrada não tenha dúvida, a Crf230 é a escolha certa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário





Yz Máquina.

Yz  Máquina.

trilhão de Desterro de Entre Rios 2009

trilhão de Desterro de Entre Rios 2009

trilhão de Desterro de Entre Rios 2009

trilhão de Desterro de Entre Rios 2009

trilhão de Desterro de Entre Rios 2009

trilhão de Desterro de Entre Rios 2009

no trilhao de desterro

no trilhao de desterro

De Congonhas à Sto Antônio do Leite

De Congonhas à Sto Antônio do Leite

uma verdadeira off road kkkk!!!!

uma verdadeira off road kkkk!!!!