Preparação Leve Dt180
Por mais que passem os anos ela ainda impera absoluta quando se fala de trilhas.
Praticamente todo trilheiro que se preze começou com uma Dt180.Também pudera:
Ótima moto,barata,leve,motor potente e mecânica simplificada.
Tantos atrativos fazem dela a porta de entrada da galera para o cenário Off-Road iniciante.
Mas antes de começar a rodar com ela alguns pequenos aprimoramentos devem ser feitos a fim de extrair mais potência e encarar qualquer obstáculo.
A seguir estão listados os meios mais simples de se extrair mais potência dessa querida 2T
sem realizar preparações no motor que possivelmente iram prejudicar sua vida útil.
1-Depene a Dt180
Retire tudo que não for usar: Setas,painel,retrovisor,placa(se possuir)pedaleiras do garupa,buzina,etc..
Tudo pode ser retirado e aliviar muitos quilos na Dt180,que já é uma moto leve.
2-Troque a relação
Começando pela relação que deverá ser "encurtada" para aumentar assim a aceleração da dt180.
A relação original é uma Coroa de 49 dentes com um Pinhão de 16 dentes ligados á uma corrente de passe 428.
Geralmente para reforçar" o conjunto, usa-se uma corrente mais grossa de passe 520 que garante mais durabilidade.
Em seguida escolhe-se a relação.
Uma relação muito usada é a coroa de 48 dentes+Pinhão de 13 dentes porém existem outras:
Coroa44+Pinhão13 , Coroa47+Pinhão14 , Coroa54+Pinhão16 entre outras combinações...
Muitas pessoas misturam diversos tamanhos de coroa e pinhão.Descubra a força de cada uma fazendo a seguinte conta:
(Dica do C2)Divida o tamanho da coroa pelo tamanho do pinhão.
Por exemplo a relação original: 49/16= (3,0625)
Quer dizer que para cada volta da coroa o pinhão dá esse numero de voltas.
Tente fazer as contas com outras relações e ver o esforço do pinhão nas diferentes relações.(Quanto maior o resultado mais aceleração e menos velocidade final)
3-Troque os pneus
Simplesmente troque os dois pneus originais por dois do tipo "biscoito".
Eles garantem uma aderência superior no solo irregular e fazem você sentir a diferença de um pneu convencional.
4-Otimize Escapamento + ponteira
A mudança da ponteira melhora a performance mas não tanto como o escapamento.Apesar disso substitua o original por um de alumínio assim ela vai realizar a exaustão dos gazes com melhor eficiência.
Agora o escapamento.Esse é o ponto determinante na preparação da Dt180 e em praticamente toda moto 2 tempos.
Alterando-se o escapamento original para um do tipo dimensionado (curva de saída maior) ganha-se muita potência em alta rotação.
Em uma preparação pesada ,a modificação do escape representa taxas de até +50% na potência!
Lembre-se de manter a lã de vidro da ponteira em boas condições.Quando começar a barulhar é a hora certa de substituir por uma nova.

5-Otimize o carburador/Filtro de ar.
Já que vai liberar mais potência na moto pelo uso de um escapamento dimensionado não esqueça de aumentar o gicleur de alta,em pelo menos 30% para ter uma "alimentação" mais rica.
Para o filtro,caso ele seja de papel,substitua por um de espuma que é melhor e pode ser lavado.
Faça furos na caixa do filtro de ar para aumentar a vazão de ar.
Prefira fazer furos em lugares que não peguem muita poeira e afastado de agua caso a moto passe por um riacho por exemplo.
6-Suspensões

Dianteira:Substituir o óleo original por um óleo mais grosso(20W40) mais rígido.
Geralmente usa-se o mesmo do motor.
Traseira: Sem muitas soluções.Mantenha a regulagem no máximo com a mola bem comprimida para endurecer bem a suspensão.
Evite usar alongadores pois eles não melhoram o processo de amortecimento.
Podem ocasionar mais quebras na suspensão.
7-Troque o CDI:

O CDI Serve para limitar o giro do motor.O original tende a não deixar o giro se elevar muito,mas ao substituir por um apropriado para competição você sentirá uma boa melhora em altas rotações.
O CDI de competição não diminui o avanço em rotações mais altas como ocorre com o original.
A potência é claramente perceptível.
Essas são as dicas básicas para a preparação da Dt180.
cara eu comprei uma moto dt180 e presisava o maximo de dicas pra melhorar ela se for possivel
ResponderExcluirmanda a resposta no meu orkut ademir_hgf@hotmail.com tá manda um recado falando dá dt que eu sei quem é tá t+
ResponderExcluirtenho uma dt 180 comecei as trilhas com ela e ainda que eu tenha condiçoes de comprar uma moto melhor não consigo abandonar a dtzinha...
ResponderExcluirslash sdc
ow....essa preparaçao fica em +/- qnt??pois tenho uma DT 180...pelo que o mecanico falou ela ainda esta boa de motor...soh que ta sem escape....aew eu tava querendo dar uma arrumada nela...depois me add no msn se quizer: heitor_hmr@hotmail.com...flw vlw
ResponderExcluirValeu as dicas, sou iniciante, tenho uma DT 180, vou esperimentar. Depois conto para vocês.
ResponderExcluirOlá eu vou comprar uma dt 180 e quero mais dicas
ResponderExcluirOlá. Quero. Conpran. Uma. Detê
ResponderExcluirOlá. Quero. Conpran. Uma. Detê
ResponderExcluireu sou mecanico em tres coracoes e to reformando a minha comprei escapamento dimensionado
ResponderExcluireu sou mecanico em tres coracoes e to reformando a minha comprei escapamento dimensionado
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