sexta-feira, 4 de setembro de 2009

ESCAPE DIMENSIONADO PARA MOTOS 2TEMPOS.

A diferença entre esses canos e os originais já está no nome: DIMENSIONADO, eles são feitos ou dimensionados pra altas performances, os originais não.

Muitos acham que o dimensionado é a causa de um maior consumo de óleo.
Na verdade você apenas consome mais óleo porque aumenta a giclagem.
Se você manter a giglagem maior e recolocar o escape original vai gastar mais óleo do mesmo jeito e fumacear muito também.

O funcionamento dele é o seguinte:

Diferente do que o pessoal imagina, um escape dimensionado promove o retorno de gases não queimados.O escapamento é uma das formas mais fáceis e rápidas de se ganhar potência em um motor de 2 tempos.
Este aumento de potência pode chegar a 50% nos motores mais preparados. Esse tipo de motor usa a mistura nova para expulsar os gases queimados e a contrapressão desses gases para fazer retornar ao motor a mistura que de outra forma se perderia no escapamento.


Entenda o formato do dimensionado:
-Vamos partir do princípio: O cano começa fino, depois ele engorda no bojo, e por último fica fino de novo. Como funciona o cano dimensionado? Por que ele da tanta diferença de rendimento e de barulho pro cano original?

A geometria (formato) do escapamento cria uma onda de pressão que impede a mistura fresca de sair pelo escapamento, mantendo-a confinada no cilindro, o que ajuda a aumentar a compressão dela e melhorar o desempenho do motor.



O problema é que esse efeito só acontece de maneira ótima numa determinada rotação do motor, geralmente uma rotação alta, perto da rotação de potência máxima. Em outras rotações o efeito é menor e o motor perde rendimento.
Dá pra entender o porquê dos 2T serem xoxos em baixa rotação e um canhão a partir de um determinado ponto,não é?

O ideal seria ter um escapamento que mudasse de formato de modo que esse efeito acontecesse de maneira ótima em todas as rotações do motor.
Como não dá pra fazer isso, os fabricantes descobriram um quebra-galho.
Eles colocam um dispositivo na janela de escape do motor 2T que estrangula a saída dos gases quando o giro está baixo e vai desobstruindo a abertura da janela do escape à medida que a rotação vai subindo. Assim, o motor 2T ganha mais força em baixa rotação, sem prejudicar a potência em alta. Já ouviu falar do YPVS das RD350 e da DT200? Estamos falando dele mesmo!O escapamento original da moto 2T é normalmente projetado levando-se em consideração aspectos como nível de ruído e economia de combustível.
Um dimensionado não liga pra isso, ele é barulhento e faz a moto beber mais, mas entrega o que a gente quer: aumento de potência.
É uma questão de mudar o formato do escapamento de modo a melhorar esse efeito tampão. A potência vai aumentar, mas provavelmente a moto vai ficar mais xoxa ainda em baixa.


Quem não conhece o famoso sarachú?


Perguntas frequentes:

A que ponto o dimensionado detona o motor? Existe muita diferença entre os canos dimensionados ou todos eles aceleram o desgaste do motor em mesmo nível?

Escape dimensionado não detona motor. O que detona motor é o jeito de andar. A durabilidade de um motor está diretamente ligada ao regime de giros a que ele é submetido durante a sua vida. Qualquer motor que seja mais exigido vai durar menos do que um que anda mais na manha.
O problema é que como o dimensionado melhora muito o desempenho do motor,o piloto acaba andando a maior parte do tempo em rotação mais alta, pra se divertir c/ as puxadas mais fortes.

É possível pegar uma estrada com cano dimensionado, ou com ele só se pode dar umas afinadas, sem quebrar o pistão?

Se o motor estiver bem regulado, sem problemas.Se você for andar o tempo todo de punho colado, aí a coisa fica mais perigosa.

12 comentários:

  1. amigo me enterecei por esse escap da dt 200 que sai por cima por um acaso e o peloso? muito parecido vc poderia me manda o valor dele e como fasso p entrar em contato com vcs... meu mail neu_marcondes@hotmail.com obrigado!

    ResponderExcluir
  2. ta masa só 2 tempos !!sempre andando em alta!!!

    ResponderExcluir
  3. ME ENTEREÇO POR UM ESCAPE DESSE
    TENHO UMA AGRALE 27.5 SE VC TIVER UM ESCAPE PARA ME VENDER ME PASSE O VALOR MEU IMAIL ricardossilva2008@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faço sobe encomenda e medidas

      Excluir
    2. Quero um escape desse tem como vc manda no meu e-mail o contato seu por favor

      Excluir
  4. ola amigo quero compra um escape dimensionado decis pra minha agrale 27,5 quanto custa ??
    meu msn matheusm.ferreira@hotmail.com
    aguardo resposta

    ResponderExcluir
  5. eu quero um escape desse amigo como faço pra compra

    ResponderExcluir
  6. cara gostei demais desse escape e gostaria de saber o presso d um escape dimensionado para minha agrale 27 meu email é marcos.antonio.schmitz@gmai.com aguardo resposta

    ResponderExcluir
  7. Faço escapamentos dimensionados para motos 2tempos

    ResponderExcluir
  8. Junior Pozatti favor me enviar o contato. meu email é billandrade@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Pode me enviar o orçamento de uma dessas para o email usvulva@hotmail.com?????

    ResponderExcluir
  10. Boa noite tudo bem, vc fabrica o escapamento da agrale 27.5 com ponteira completo qual o valor,contato 34997152776

    ResponderExcluir





Yz Máquina.

Yz  Máquina.

trilhão de Desterro de Entre Rios 2009

trilhão de Desterro de Entre Rios 2009

trilhão de Desterro de Entre Rios 2009

trilhão de Desterro de Entre Rios 2009

trilhão de Desterro de Entre Rios 2009

trilhão de Desterro de Entre Rios 2009

no trilhao de desterro

no trilhao de desterro

De Congonhas à Sto Antônio do Leite

De Congonhas à Sto Antônio do Leite

uma verdadeira off road kkkk!!!!

uma verdadeira off road kkkk!!!!