quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Preparação leve dt 180

Preparação Leve Dt180


Por mais que passem os anos ela ainda impera absoluta quando se fala de trilhas.
Praticamente todo trilheiro que se preze começou com uma Dt180.Também pudera:
Ótima moto,barata,leve,motor potente e mecânica simplificada.

Tantos atrativos fazem dela a porta de entrada da galera para o cenário Off-Road iniciante.
Mas antes de começar a rodar com ela alguns pequenos aprimoramentos devem ser feitos a fim de extrair mais potência e encarar qualquer obstáculo.

A seguir estão listados os meios mais simples de se extrair mais potência dessa querida 2T
sem realizar preparações no motor que possivelmente iram prejudicar sua vida útil.

1-Depene a Dt180



Retire tudo que não for usar: Setas,painel,retrovisor,placa(se possuir)pedaleiras do garupa,buzina,etc..
Tudo pode ser retirado e aliviar muitos quilos na Dt180,que já é uma moto leve.


2-Troque a relação



Começando pela relação que deverá ser "encurtada" para aumentar assim a aceleração da dt180.
A relação original é uma Coroa de 49 dentes com um Pinhão de 16 dentes ligados á uma corrente de passe 428.

Geralmente para reforçar" o conjunto, usa-se uma corrente mais grossa de passe 520 que garante mais durabilidade.



Em seguida escolhe-se a relação.
Uma relação muito usada é a coroa de 48 dentes+Pinhão de 13 dentes porém existem outras:
Coroa44+Pinhão13 , Coroa47+Pinhão14 , Coroa54+Pinhão16 entre outras combinações...
Muitas pessoas misturam diversos tamanhos de coroa e pinhão.Descubra a força de cada uma fazendo a seguinte conta:

(Dica do C2)Divida o tamanho da coroa pelo tamanho do pinhão.
Por exemplo a relação original: 49/16= (3,0625)

Quer dizer que para cada volta da coroa o pinhão dá esse numero de voltas.
Tente fazer as contas com outras relações e ver o esforço do pinhão nas diferentes relações.(Quanto maior o resultado mais aceleração e menos velocidade final)

3-Troque os pneus



Simplesmente troque os dois pneus originais por dois do tipo "biscoito".
Eles garantem uma aderência superior no solo irregular e fazem você sentir a diferença de um pneu convencional.


4-Otimize Escapamento + ponteira

Protork:Exemplo de ponteira em alumínio

A mudança da ponteira melhora a performance mas não tanto como o escapamento.Apesar disso substitua o original por um de alumínio assim ela vai realizar a exaustão dos gazes com melhor eficiência.

Agora o escapamento.Esse é o ponto determinante na preparação da Dt180 e em praticamente toda moto 2 tempos.

Alterando-se o escapamento original para um do tipo dimensionado (curva de saída maior) ganha-se muita potência em alta rotação.

Em uma preparação pesada ,a modificação do escape representa taxas de até +50% na potência!
Lembre-se de manter a lã de vidro da ponteira em boas condições.Quando começar a barulhar é a hora certa de substituir por uma nova.



5-Otimize o carburador/Filtro de ar.

Já que vai liberar mais potência na moto pelo uso de um escapamento dimensionado não esqueça de aumentar o gicleur de alta,em pelo menos 30% para ter uma "alimentação" mais rica.
Para o filtro,caso ele seja de papel,substitua por um de espuma que é melhor e pode ser lavado.
Faça furos na caixa do filtro de ar para aumentar a vazão de ar.

Prefira fazer furos em lugares que não peguem muita poeira e afastado de agua caso a moto passe por um riacho por exemplo.

Furos na caixa do filtro de ar


6-Suspensões




Dianteira:Substituir o óleo original por um óleo mais grosso(20W40) mais rígido.
Geralmente usa-se o mesmo do motor.

Traseira: Sem muitas soluções.Mantenha a regulagem no máximo com a mola bem comprimida para endurecer bem a suspensão.
Evite usar alongadores pois eles não melhoram o processo de amortecimento.
Podem ocasionar mais quebras na suspensão.


7-Troque o CDI:



O CDI Serve para limitar o giro do motor.O original tende a não deixar o giro se elevar muito,mas ao substituir por um apropriado para competição você sentirá uma boa melhora em altas rotações.
O CDI de competição não diminui o avanço em rotações mais altas como ocorre com o original.
A potência é claramente perceptível.

Essas são as dicas básicas para a preparação da Dt180.

10 comentários:

  1. cara eu comprei uma moto dt180 e presisava o maximo de dicas pra melhorar ela se for possivel

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  2. manda a resposta no meu orkut ademir_hgf@hotmail.com tá manda um recado falando dá dt que eu sei quem é tá t+

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  3. tenho uma dt 180 comecei as trilhas com ela e ainda que eu tenha condiçoes de comprar uma moto melhor não consigo abandonar a dtzinha...
    slash sdc

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  4. ow....essa preparaçao fica em +/- qnt??pois tenho uma DT 180...pelo que o mecanico falou ela ainda esta boa de motor...soh que ta sem escape....aew eu tava querendo dar uma arrumada nela...depois me add no msn se quizer: heitor_hmr@hotmail.com...flw vlw

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  5. Valeu as dicas, sou iniciante, tenho uma DT 180, vou esperimentar. Depois conto para vocês.

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  6. Olá eu vou comprar uma dt 180 e quero mais dicas

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  7. eu sou mecanico em tres coracoes e to reformando a minha comprei escapamento dimensionado

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  8. eu sou mecanico em tres coracoes e to reformando a minha comprei escapamento dimensionado

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Yz Máquina.

Yz  Máquina.

trilhão de Desterro de Entre Rios 2009

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no trilhao de desterro

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De Congonhas à Sto Antônio do Leite

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uma verdadeira off road kkkk!!!!

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