quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Conheça, abaixo, as modalidades da prática do motociclismo off-road no Brasil:


Motocross - prova que acontece em um circuito fechado, com um tamanho que costuma variar entre 1500 e 2000 metros com obstáculos naturais, que lançam o piloto muito alto nos pontos mais radicais , sempre tendo como padrão obstáculos mais possíveis de serem ultrapassados possibilitando a participação de pilotos iniciantes ou novatos. As pistas são largas e os competidores largam todos juntos. Trata-se de uma corrida com várias baterias (geralmente de meia hora para cada categoria) onde o competidor que completar primeiro sua bateria vence.

Supercross - O supercross é uma variação para o motocross criada pelos americanos. Nesta modalidade, as pistas são menores que as do motocross (têm cerca de 500 metros) e os obstáculos não são mais naturais, mas feitos pela mão humana. Além disso, as baterias são mais curtas e com um número menor de participantes (se, por exemplo, no motocross largam 40 motos, no supercorss largam 15). Trata-se de uma modalidade bastante dinâmica, com uma grande quantidade de saltos que exigem muito preparo físico dos pilotos.

Enduro de velocidade - Aqui temos uma modalidade que se assemelha ao motocross, mas seu percurso é maior, chegando a ter até quatro mil metros. Os pilotos também largam em bateria em que, quem chegar primeiro ganha após percorrer o tempo estipulado de prova ( em torno de 1 hora cada bateria ).

Cross-country – No cross-country, os pilotos enfrentam um percurso pré-determinado, de , em média, vinte quilômetros. A técnica difere da do motocross porque aqui o piloto encontrará outros tipos de obstáculos já que passará a correr em trilhas. Rios, pedras, poeira, etc. exigem do piloto de maneira diferente. ( aqui vence quem cruzar a linha de chegada em primeiro após geralmente 2h30 de prova )

Enduro FIM - Neste tipo de enduro, prova de resistência em que os competidores têm de enfrentar distâncias mais longas por trilhas. Trata-se de um teste também de habilidade e velocidade, que exige pilotos completos. E não só para a pilotagem: como é proibido o auxílio de mecânico durante a prova, ele terá de saber também consertar a moto caso ela tenha algum problema. Somam-se os tempos dos dias de competição (nos eventos maiores) ou, caso a competição dure apenas um dia, vence o piloto que que perdeu menos tempo nas especiais deste dia, não sendo necessariamente o piloto que chegar em primeiro . A denominação FIM é dada porque nessas competições são seguidos os padrões da Federação Internacional de Motociclismo.

Enduro de regularidade - Este tipo de enduro foi criado e é praticado somente no Brasil. Trata-se de uma adaptação dos rallys de regularidade para as motocicletas. Os competidores devem guiar-se utilizando planilhas que determinam a velocidade média a ser desenvolvida durante os trechos do percurso e o controle é feito por PCs (Postos de Controle). Neste caso, mais importante do que a rapidez, são a atenção e o raciocínio do piloto.

Trial - Esta modalidade é uma espécie de "circo" sobre motos. Aqui, os competidores têm de vencer os mais variados obstáculos em um pequeno espaço, sempre saltando. O objetivo é colocar o mínimo possível os pés no chão. Esse tipo de competição pode ser realizada em qualquer local onde seja possível realizar as "acrobacias". É uma das modalidades que mais chama a atenção do público. Também aqui, a velocidade não é o mais importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário





Yz Máquina.

Yz  Máquina.

trilhão de Desterro de Entre Rios 2009

trilhão de Desterro de Entre Rios 2009

trilhão de Desterro de Entre Rios 2009

trilhão de Desterro de Entre Rios 2009

trilhão de Desterro de Entre Rios 2009

trilhão de Desterro de Entre Rios 2009

no trilhao de desterro

no trilhao de desterro

De Congonhas à Sto Antônio do Leite

De Congonhas à Sto Antônio do Leite

uma verdadeira off road kkkk!!!!

uma verdadeira off road kkkk!!!!