PREPARANDO A MOTO
A moto precisa ser preparada de acordo com alguns requisitos,
desde o tipo físico do piloto até a disponibilidade financeira.
Existem duas alternativas, comprar uma moto trail ou especial de enduro ou cross.
MOTO TRAIL
Um bom começo é iniciar com uma moto trail de uso urbano e
retirar as partes supérfluas para andar na terra, ou seja, os espelhos
retrovisores, os piscas direcionais e contagiros. Depois caso o futuro
Endurista queira manter a moto intacta, trocar tanque, laterais,
pára-lamas, carenagem, além do banco. Com isso, as peças originais da
moto podem ser guardadas para “remonta-la” depois. Os manetes originais
podem ser trocados por peças menores ou de plásticos, não é recomendado
cortar o manete original, porque aquela bolinha na ponta serve
justamente para não machucar o piloto em caso de quedas.
Os manicotos devem ficar frouxos, numa eventual queda eles iram girar sem quebrar.
Ainda na fase de preparação, um item importante à relação secundária coroa/pinhão. Para melhorar o rendimento da moto em subidas, esta relação deve ser “encurtada” utilizando uma coroa maior ou um pinhão menor (quantidade de dentes) ou as duas coisas. Para encontrar a relação certa, só experimentando ou através de discas dos traieiros.
Outro ponto importante é o respiro do motor que deve ser colocado numa posição mais alta para que a água, principalmente dos rios, não atinja com facilidade o óleo do motor.
Os pneus biscoitos (cross) são indispensáveis para um rendimento adequado na terra e na lama. Sem eles é preciso muito sacrifício e força física para vencer pequenos obstáculos. Com os pneus adequados do tipo cross fica muito mais fácil.
A calibragem correta dos pneus, vai depender do peso do piloto e do tipo do terreno. Com lama e barro deverá ficar mais vazio, no chão duro e com bastante pedras deve ficar mais cheio. Sugerimos inicialmente que utilize 15 libras no pneu dianteiro e 13 libras no traseiro.

Ainda é interessante promover um “emagrecimento” da moto, substituindo
os aros originais por componentes de alumínio, retirada da bateria e
peças dispensáveis, como suporte e pedaleira da garupa e eventuais
protetores “mata-cachorro”. A bomba de lubrificação, no caso dos motores
2 tempos, pode ser retirada, fazendo a mistura diretamente no tanque
de gasolina. E o escapamento pode ser trocado por um de descarga mais
livre, desde que não produza muito ruído para não agredir a natureza e
terceiros. Finalizando, pode-se incrementar a moto instalando
alguns acessórios que ajudam na hora do sufoco, por exemplo, um pequeno
pedaço de corda amarrado nas bengalas dianteiras para ajudar a
desatolar a moto e outro pedaço amarrado na traseira (caso não tenha
bagageiro). Os pedais de freio e cambio podem ser substituídos por
pedais dobráveis (caso o componente original da moto não o tenha). Um
guidão de alumínio reduz o peso e mais resistente a tombos.
MOTO ESPECIAL
Estas motos já são preparada para fazer trilha, não precisa retirar e nem colocar nenhum componente. Somente é necessário a regulagem da suspensão em função do tamanho e peso do piloto e a carburação deverá ser adaptada ao uso do combustível brasileiro.

Alguns modelos de moto especiais (tipo Cross) vêm sem o odômetro,
cabo e o mais importante o desmultiplicador na roda dianteira. Neste
caso é necessário fazer a colocação para o piloto navegar no enduro
utilizando odômetro mecânico ou máquina de navegação que utiliza este
tipo de conexão.
Equipando a moto com instrumento de navegação
As motos trail e especial devem instalar a prancheta ou Road Book no guidão para fixar a planilha. O Road Book é o mais indicado, por que facilita para o piloto, ficando a planilha continua (lingüição), sem precisar ficar destacando as folhas (às vezes você destaca duas folhas juntas durante uma prova e ai...), e também evita umidade na planilha por causa da chuva, cerração, rios, lama e a própria umidade das trilhas.
Relógio e cronômetro digital (hora, minuto e segundo) são imprescindíveis numa prova de enduro.
E o item mais sofisticado de navegação são as máquinas, que podem ser calculadores adaptadas ou equipamentos específico para este tipo de navegação. A escolha do tipo da maquina de navegação depende do gosto e do bolso de cada piloto. Conversar com os pilotos mais antigos é uma boa dica.
A moto precisa ser preparada de acordo com alguns requisitos,
desde o tipo físico do piloto até a disponibilidade financeira. Existem duas alternativas, comprar uma moto trail ou especial de enduro ou cross.
MOTO TRAIL
Os manicotos devem ficar frouxos, numa eventual queda eles iram girar sem quebrar.
Ainda na fase de preparação, um item importante à relação secundária coroa/pinhão. Para melhorar o rendimento da moto em subidas, esta relação deve ser “encurtada” utilizando uma coroa maior ou um pinhão menor (quantidade de dentes) ou as duas coisas. Para encontrar a relação certa, só experimentando ou através de discas dos traieiros.
Outro ponto importante é o respiro do motor que deve ser colocado numa posição mais alta para que a água, principalmente dos rios, não atinja com facilidade o óleo do motor.
Os pneus biscoitos (cross) são indispensáveis para um rendimento adequado na terra e na lama. Sem eles é preciso muito sacrifício e força física para vencer pequenos obstáculos. Com os pneus adequados do tipo cross fica muito mais fácil.
A calibragem correta dos pneus, vai depender do peso do piloto e do tipo do terreno. Com lama e barro deverá ficar mais vazio, no chão duro e com bastante pedras deve ficar mais cheio. Sugerimos inicialmente que utilize 15 libras no pneu dianteiro e 13 libras no traseiro.
MOTO ESPECIAL
Estas motos já são preparada para fazer trilha, não precisa retirar e nem colocar nenhum componente. Somente é necessário a regulagem da suspensão em função do tamanho e peso do piloto e a carburação deverá ser adaptada ao uso do combustível brasileiro.
Equipando a moto com instrumento de navegação
As motos trail e especial devem instalar a prancheta ou Road Book no guidão para fixar a planilha. O Road Book é o mais indicado, por que facilita para o piloto, ficando a planilha continua (lingüição), sem precisar ficar destacando as folhas (às vezes você destaca duas folhas juntas durante uma prova e ai...), e também evita umidade na planilha por causa da chuva, cerração, rios, lama e a própria umidade das trilhas.
Relógio e cronômetro digital (hora, minuto e segundo) são imprescindíveis numa prova de enduro.
E o item mais sofisticado de navegação são as máquinas, que podem ser calculadores adaptadas ou equipamentos específico para este tipo de navegação. A escolha do tipo da maquina de navegação depende do gosto e do bolso de cada piloto. Conversar com os pilotos mais antigos é uma boa dica.
Existem duas alternativas, comprar uma moto trail ou especial de enduro ou cross.
MOTO TRAIL
Os manicotos devem ficar frouxos, numa eventual queda eles iram girar sem quebrar.
Ainda na fase de preparação, um item importante à relação secundária coroa/pinhão. Para melhorar o rendimento da moto em subidas, esta relação deve ser “encurtada” utilizando uma coroa maior ou um pinhão menor (quantidade de dentes) ou as duas coisas. Para encontrar a relação certa, só experimentando ou através de discas dos traieiros.
Outro ponto importante é o respiro do motor que deve ser colocado numa posição mais alta para que a água, principalmente dos rios, não atinja com facilidade o óleo do motor.
Os pneus biscoitos (cross) são indispensáveis para um rendimento adequado na terra e na lama. Sem eles é preciso muito sacrifício e força física para vencer pequenos obstáculos. Com os pneus adequados do tipo cross fica muito mais fácil.
A calibragem correta dos pneus, vai depender do peso do piloto e do tipo do terreno. Com lama e barro deverá ficar mais vazio, no chão duro e com bastante pedras deve ficar mais cheio. Sugerimos inicialmente que utilize 15 libras no pneu dianteiro e 13 libras no traseiro.
MOTO ESPECIAL
Estas motos já são preparada para fazer trilha, não precisa retirar e nem colocar nenhum componente. Somente é necessário a regulagem da suspensão em função do tamanho e peso do piloto e a carburação deverá ser adaptada ao uso do combustível brasileiro.
Equipando a moto com instrumento de navegação
As motos trail e especial devem instalar a prancheta ou Road Book no guidão para fixar a planilha. O Road Book é o mais indicado, por que facilita para o piloto, ficando a planilha continua (lingüição), sem precisar ficar destacando as folhas (às vezes você destaca duas folhas juntas durante uma prova e ai...), e também evita umidade na planilha por causa da chuva, cerração, rios, lama e a própria umidade das trilhas.
Relógio e cronômetro digital (hora, minuto e segundo) são imprescindíveis numa prova de enduro.
E o item mais sofisticado de navegação são as máquinas, que podem ser calculadores adaptadas ou equipamentos específico para este tipo de navegação. A escolha do tipo da maquina de navegação depende do gosto e do bolso de cada piloto. Conversar com os pilotos mais antigos é uma boa dica.
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