Qual a pilotagem correta em trilhas
Tudo
começa com um bom posicionamento para evitar quedas e melhorar sua
performance nas trilhas, tanto as de baixa como as de alta velocidade.
Muitas vezes pode-se sair de situações difíceis usufruindo apenas de
seu equilíbrio, ficando de pé na moto e controlando o peso do corpo
para deixar a motocicleta mais estável.
Evite frear ou acelerar de forma brusca, nunca deixe a embreagem apertada, use-a apenas para a troca de marcha.
Ao
pilotar em trilhas, provas de enduro e cross-country a posição mais
confortável para se estar na moto é em pé, com os joelhos levemente
dobrados, as pernas segurando a moto, coluna levemente inclinada para
frente e cotovelos dobrados, voltados para cima. Dessa maneira as
imperfeições da trilha não incomodarão tanto na pilotagem.
Sempre
apóie seu peso nas pernas nunca nos braços. Quando estiver em uma
subida ou em uma descida, mantenha seu corpo sempre na mesma posição de
equilíbrio de quando se está no plano. Seu tronco e sua cintura
deverão permanecer o mais ereto possível, a única parte do seu corpo
que deverá ser inclinada é o tronco.
Os
dedos indicadores devem permanecer sobre os manetes para que as
reações sejam muito mais rápidas, dessa forma você evita “alicatar” o
freio ao se assustar, ou deixar a moto morrer porque não apertou a
embreagem a tempo.
O
freio dianteiro deve ser usado progressivamente para evitar trancos, o
traseiro de maneira leve, para ajudar na desaceleração.
Quando
pilotar no meio do barro mantenha uma velocidade reduzida, mas o giro
do motor bem alto, para que seu pneu se mantenha limpo e não fique
preso nas canaletas. Em terrenos de areia mantenha a roda da frente
leve, inclinando seu corpo um pouco para trás, o que dará mais tração
para sua moto.
Em
terrenos de pedras aumente o peso na roda dianteira, para evitar que
ela saia. Mas se for uma descida se posicione mais atrás do banco e
freie com a roda traseira, desta maneira você evitará que a roda
dianteira trave e te jogue no chão.
Quando
estiver em alta velocidade e se deparar com salto inesperados, se
posicione corretamente na moto e quando chegar no obstáculo faça um
pou
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